O mercado de moda sustentável
Como o consumismo afeta o
meio ambiente
Por
Caroline Botelho
O mercado de moda é conhecido por
gerar muitos empregos e movimentar a economia mundial. A indústria têxtil e de
confecção geram mais de dois milhões de cargos no Brasil. Nos últimos dez anos,
o setor da moda movimentou cerca de 140 bilhões de reais. O país é um dos
maiores consumidores de moda do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.
Porém, a fabricação em massa de
objetos gera resíduos e esses “sobras” são descartadas em algum lugar. Todo
esse hiperconsumo gera desperdício, ou seja, quem sofre com as consequências
desses hábitos é o meio ambiente. Para ter uma ideia, na fabricação de uma
calça jeans são utilizados 11 mil litros de água, além do consumo exacerbado de
energia.
Alguns movimentos como o slow
fashion, que significa o consumo consciente, procuram melhorar essa realidade
que está cada vez mais destruindo o planeta. Empresas estão mudando seus
pensamentos e modos de produção. Algodão orgânico, garrafas pets recicladas e
até cascas de abacaxi são usados no processo de fabricação dos itens de moda
sustentável.
Para o antropólogo do consumo Michel
Alcoforado, os caminhos que usamos para mudar o pensamento de uma sociedade que
ao longo dos anos teve um aumento do poder de compra e da valorização positiva
do trabalho e da produção é a questão-chave. “Toda forma de consumir está localizada culturalmente em
algum lugar, cada grupo tem uma forma de consumir específica e é isso que a
gente tem que respeitar”. Afirma.
| Galpão da Malha |
| Galpão da Malha |
Tendo
a moda com uma grande paixão e a preocupação ambiental, Gabriella Larangeira,
estudante de publicidade, procura juntar as vertentes moda e sustentabilidade, no
cotidiano, além de se aprofundar no assunto como um caminho para a vida
profissional. “As marcas já estão mudando, estão criando essa consciência do
desperdício”.
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| Gabriella Larangeira |
Outro movimento recente que se
preocupa com consumo de moda consciente é o Fashion Revolution Week. A ideia do projeto
é mostrar para o consumidor como a roupa
que ele usa é produzida em todos os processos: desenvolvimento, fabricação e
uso.

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